Campanha no Catarse

Lançamos hoje a campanha de crowdfunding para o projeto TransforMatéria. O objetivo da campanha é complementar os recursos que precisamos para desenvolver a pesquisa de campo e as demais atividades previstas para os próximos meses. O projeto vai exigir um valor razoavelmente maior do que estamos pedindo, mas já estamos avançados na negociação com alguns parceiros importantes.

Para quem ainda não conhece, o projeto busca aproximar o universo da cultura maker tanto do legado histórico de conhecimento tácito dos profissionais que consertam, produzem artesanalmente e customizam objetos quanto de práticas de apropriação e desvios de uso presentes no mundo inteiro – como a gambiarra, a bricolage, o jugaad, o cacharreo. Vamos explorar esses temas durante os meses de setembro de 2016 e janeiro de 2017. No meio do caminho estão previstos uma residência de três semanas na França, trabalhando com o PiNG e o Plateforme C, e possivelmente mais algum tempo em outra localidade da Europa (ainda a confirmar, dependendo de parcerias). Retornando ao Brasil, vamos estender a pesquisa a oficinas de consertos, artesãos e produtores artesanais de Ubatuba e promover alguns encontros e oficinas. Está também no horizonte a elaboração de um projeto maior, de médio prazo, chamado Transformatório Ubalab.

Será a primeira vez que eu e Carol vamos trabalhar juntos em um “projeto”. Sem contar os sete anos de casamento e as crianças, claro. Mas parece um momento crucial de aproximar minha experiência na apropriação crítica de tecnologias livres do universo de conhecimentos práticos, de técnicas, materiais e formas que ela traz.

A pesquisa, na verdade, já começou. Tenho – temos – muito material à espera de atenção, organização, edição. Algumas idéias a compartilhar, questões a dividir com todo mundo. Insights esparsos, pedacinhos aqui e ali. Mas precisamos da sua ajuda para garantir a profundidade e a continuidade que esse tema merece. Vamos documentar os avanços aqui neste blog, e a estruturação de atividades e resultados será inicialmente feita nesta wiki: http://transformateria.ubalab.org/

Colabore já!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s