Pausa. Registra. Reorganiza.

Estamos em Barcelona, o que quer dizer (como mencionei rapidamente no post anterior) que colocamos em movimento a primeira etapa do projeto TransforMatéria. As últimas semanas no Brasil foram de uma correria imensa – entre finalizar os preparativos para a família toda, acelerar agendas de projetos correntes, delegar uma série de pequenas responsabilidades que eu vinha tocando sem perceber, além de lidar com os imprevistos que surgem sempre. Tive também a boa notícia de que foi lançado o edital de seleção para o Doutorado em Política Científica e Tecnológica do DPCT da Unicamp. A prova acontece menos de uma semana após nosso retorno ao Brasil. Um dos subprodutos que eu gostaria de engendrar com o projeto TransforMatéria é meu pré-projeto de pesquisa para este processo de seleção, então as coisas parecem estar caminhando no tempo certo.

Nosso período em Barcelona será, como previsto, muito curto. Chegamos tarde da noite de terça passada. Na próxima segunda, já vamos embarcar para Nantes. No meio-tempo, além da recuperação do jet lag e cansaço da viagem, tenho três dias de programação intensa na STS. Intensa mesmo, sem exagero. São mais de cem trilhas, muitas delas com mais de uma sessão (algumas têm quatro sessões com cinco apresentações cada!). Nem tentei chegar ao número total (muitas centenas? alguns milhares?) de apresentações, mas em resumo é um monte de coisa que dá vontade de acompanhar. E muitas delas em horários conflitantes, o que é uma pena. Claro que algumas apresentações dão alguma decepção, tédio ou até raiva de perder aqueles 12 minutos que poderiam ser melhor usados em outra sala. Mas por enquanto, o resultado para mim tem sido de absorver referências e ideias para tentar digerir ao longo das próximas semanas, talvez meses. E para conhecer pessoas, embora a quantidade massiva de participantes acabe até dificultando isso. Tem sido bom também trocar sugestões de agenda do evento com colegas da plataforma Ciência Aberta Ubatuba, além de outros comparsas dos tempos do mestrado, do ativismo de cultura livre e de outros cantos obscuros desse mundão.

Enquanto tudo isso acontecia, a nossa campanha de crowdfunding foi relegada a um segundo plano. Não que tenha ficado parada. Continuamos testando possibilidades de recompensas, cheguei a fazer alguns posts e vídeos. Mas as urgências de momento e outras negociações pediram mais atenção. Com resultados, felizmente. Conseguimos assim garantir uma parte razoável do que precisávamos para cobrir o básico do projeto.

Minha passagem e a inscrição na conferência aqui em Barcelona tiveram o apoio da Sarita e da Luca, que coordenam no IBICT o projeto de pesquisa-ação responsável pela plataforma Ciência Aberta Ubatuba. Agradeço muito a elas pela oportunidade. Além disso, conseguimos negociar melhor com parceiros em Nantes (PiNG) e Lüneburg (DCRL/Leuphana), o que garantiu nossa hospedagem, bem como parte do deslocamento e alimentação. Contamos ainda com ajudas extraordinárias de familiares, que nos deram um fôlego e uma segurança inesperados. Pra completar, eu fiz um ou outro trabalhinho solto, e a Carol produziu e vendeu algumas peças de joalheria.

De outro lado, a gente também teve a oportunidade de reduzir um pouco o que havíamos imaginado de custos para realização do projeto. Em particular de equipamentos. Quando rascunhamos o projeto há alguns meses, o meu computador parecia estar se encaminhando para o fim da vida. Felizmente, uma ligação para a assistência técnica quatro dias antes de se encerrar a inexplicável (mesmo por eles) garantia de quatro anos acabou, depois de três visitas, resultando na solução total dos problemas que ele apresentava. Também a ideia inicial de comprar uma câmera para documentação das atividades foi substituída, ao menos por enquanto, pelo uso de dois telefones. Um deles é um telefone já com seus mais de três anos de vida, doado por um amigo. Ele tem problemas para ser usado como telefone, mas a câmera é excelente. Instalei um Cyanogen Mod e vamos usando até ele desistir. O outro é um telefone novo que infelizmente precisei comprar para substituir o meu anterior, que após meros 18 meses de uso decidiu desistir de funcionar direito.

Com todas essas mudanças, havíamos decidido reduzir a meta de arrecadação da campanha. Fiz até um vídeo para explicar essa decisão. O vídeo foi captado de improviso, logo quando eu peguei as credenciais da conferência. Me perdi em alguns momentos ali, falei errado o nome do projeto de um amigo, o áudio está com muita infiltração do ambiente. Acabei não mencionando todas as razões que nos fizeram decidir por modificar a meta. Mas pior do que tudo isso, foi só depois que descobri que não podemos mudar a meta da campanha. Não que isso faça tanta diferença: a campanha é flex, então vamos receber tudo que for arrecadado. Talvez a gente defina somente um prazo fixo agora. De todo modo, o vídeo vai continuar online:

Vou atravessar este sábado navegando entre outras sessões da conferência (quero ir a pelo menos seis, mas o tempo só permite acompanhar quatro ou cinco). E em algum momento das próximas semanas vou trazer a este blog alguns destaques do que vi por lá. Seguimos!

PS.: percebi agora que nem consegui falar muito sobre Barcelona. A impressão mais forte é que uma semana seria pouco tempo mesmo para começar a pensar nos temas da nossa pesquisa por aqui. É terra de força de trabalho auto-organizada e resistente; de habilidades manuais expressas a cada esquina nos detalhes art nouveau da arquitetura; de reflexão estética aliada a prática concreta; de um monte de criatividade engajada e situada. Mas dessa vez não temos nem uma semana. Estou começando a tratar esta etapa como menos do que uma visita à cidade – uma escala curta e quase sem respirar o ar local. Adoraria voltar algum dia para passar mais tempo (mas de preferência sem pagar pela hospedagem, que desanima bastante).

Anúncios

Um comentário sobre “Pausa. Registra. Reorganiza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s