Transformação da Matéria – pré-projeto de pesquisa

Compartilhando aqui o rascunho de projeto com o qual estou participando da seleção para o programa de Doutorado em Política Científica e Tecnológica no DPCT da Unicamp. O resultado sai na sexta-feira. Usualmente eu não publicaria antes de sair a lista final, mas já decidi que vou levar o projeto adiante, independente de entrar ou não no programa. A versão atual está disponível no Academia.edu:

Transformatórios: Laboratórios de transformação da matéria

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a potencial aproximação entre, de um
lado, a cultura maker e as ferramentas acessíveis de fabricação digital presentes nos espaços makers, hackers e FabLabs; e de outro aqueles campos ligados tanto aos consertos,
adaptações, personalização e customização, quanto à produção artesanal e em pequena escala. Sugere-se que estes diferentes campos têm em comum a atuação direta com a transformação de matéria. Propõe-se então a imagem do transformatório – laboratório de transformação de matéria – como eixo de articulação ao qual possam confluir as práticas da fabricação digital, dos consertos e do artesanato. A intenção subjacente do projeto é investigar o potencial dos transformatórios enquanto espaços dedicados ao aprendizado entre pares e à criatividade aplicada. Por fim, o projeto pretende oferecer recomendações para a elaboração de políticas públicas de incentivo à inovação sustentável, cidadã e socialmente relevante em diálogo com os transformatórios e a transformação de matéria.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s