Movimento Maker, Cultura Colaborativa e do Compartilhamento

Participo no dia 21/06 do primeiro encontro do ciclo sobre cultura makere Fab Labs, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo. Vou levar a perspectiva que estamos construindo na transformatéria – pensar em uma cultura do fazer, de forma ampliada e inclusiva, entremeada no tecido urbano.

Mais informações no site do CPF (resumo copiado abaixo).


Tendo como pressuposto o compartilhamento de ideias, conhecimentos e projetos sobre os mais diversos assuntos, da eletrônica à robótica, da arte interativa ao design, da culinária à moda, a Cultura Maker amplia e difunde novas práticas de criação e de produção, principalmente através dos aparatos e meios digitais. Estes encontros pretendem debater e refletir sobre as concepções e práticas da Cultura Maker e sobre suas reverberações sociais.

21/06 – Movimento Maker, Cultura Colaborativa e do Compartilhamento
Neste encontro pretende-se apresentar ideias e princípios que estão na base do Movimento Maker, discutindo e analisando a cultura colaborativa, a troca de informações e conhecimento, e seu potencial para modificar as formas de criação e de produção material centralizada, gerando novas economias e práticas culturais originais.

Com Felipe Fonseca, Carolina Cardoso e Michael Howard.
Mediação: Luiz Ernesto Hemerly.

28/06 – Fab Labs e as novas formas de aprender
Composto de uma série de dispositivos tecnológicos e digitais, os Fab Labs são espaços de experimentação e criação, que proporcionam aos seus usuários um ambiente de conhecimento, baseado principalmente na ideia de aprender fazendo. Esta mesa propõe apresentar e discutir essas novas formas de conhecer e criar, e refletir sobre os diferenciais que podem proporcionar.
Com João Fabiano Martucci Lopes, Irma Rossetto Passoni e Paulo Eduardo Fonseca de Campos.
Mediação: Luiz Ernesto Hemerly.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Nathan Yergler – Flickr CC BY SA 2.0)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s